Você sabe o que fazer para não passar sufoco em janeiro?

Tempo de leitura: 3 minutos

Parece até impossível receber as rendas extras como o 13º salário, férias e restituição do Imposto de Renda no final do ano, e não correr para os shoppings, organizar aquelas festas fabulosas ou planejar uma viagem maravilhosa.

O problema é que muitas pessoas se empolgam ao ter em suas mãos um dinheiro a mais, e consomem sem pensar no dia de amanhã, como se mês que não vem fosse haver mais contas para pagar.

Se é um problema para quem usa o dinheiro para comprar, o problema se torna ainda maior quando o pagamento é feito em cartão de crédito e ainda parcelado em dezenas de vezes. As pessoas tendem a consumir mais do que podem pagar, o que depois irá gerar dívidas terríveis e falta de dinheiro.

Para não correr o risco de passar sufoco em janeiro, o melhor é você adotar algumas medidas já e sair na frente.  Criei um passo a passo para você seguir e entrar em janeiro feliz da vida. Não é fácil, mas é simples. Afinal, se fosse fácil todos fariam. Não é mesmo?

 

Passo 01 – Organize os ganhos

Antes de sair comprando tudo que ver pela frente, é importante que você saiba o quanto você pode gastar. Elabore uma planilha de orçamento e coloque nela tudo o que você irá ganhar no final de ano, seja o 13º salário, uma bonificação ou qualquer renda extra.

Tendo em mente o quanto você terá de ganhos, você deve se comprometer a gastar apenas o que pode, e não mais que isso.

Passo 02 – Planeje as despesas

Faça uma análise de seu orçamento mensal, separe primeiramente o dinheiro necessário para o pagamento de contas fixas como água, luz e aluguel. Inclua também as suas despesas variáveis e crie uma lista de despesas de fim de ano, como férias, presentes de natal, festas e amigo oculto.

Porém, vá com calma. Estipule uma determinada quantia que você irá gastar, e siga à risca isto. Nas festas de fim de ano não precisa comprar presentes caros para todos que você conhece. Lembra da famosa lembrancinha? Elas fazem muito sucesso ainda.

 

Passo 03 – Tenha equilíbrio com o cartão de crédito

Procure evitar o parcelamento dos gastos de fim de ano, principalmente de compras para não se enrolar com dívidas em janeiro. Mas se você for realizar uma compra com alto valor e realmente tiver a necessidade de parcelar, inclua o valor das parcelas no orçamento dos próximos meses.

Não se empolgue muito no fim de ano, janeiro é um mês dos altos custos; compra de material escolar, IPTU e por aí vai.

Passo 04 – Tenha autocontrole

Toda vez que pensar em comprar algo, faça a si mesmo a perguntinha “eu preciso disso?”, pois muitas vezes nos descontrolamos, e compramos algo sem necessidade, uma coisa que usaremos apenas uma vez e depois vamos deixar guardado, isso se usar.

Não se deixe levar pelas promoções nem pelas lindas vitrines. Siga o seu planejamento, pesquise os valores, limite os gastos e guarde dinheiro.

Assim que toda a correria de dezembro passar e você entrar em janeiro ficará comprovado que valeu a pena ter disciplina e um bom planejamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *