Comprar ou alugar um imóvel?

Tempo de leitura: 3 minutos

Boa parte dos brasileiros almeja conquistar o sonho de ter um imóvel para chamar de seu. Mas, essa não é uma tarefa muito simples. Visto a crise que assola o país nos últimos tempos – e que não tem previsão para acabar tão cedo- os preços só aumentam enquanto os salários e o desemprego não param de diminuir.

Sendo assim, quem deseja sair da casa dos pais, se casar ou qualquer outro motivo, começa a optar por alugar o imóvel de sua preferência ao invés de compra-lo.

Então  vamos a pergunta: Comprar ou alugar um imóvel?

Enquanto isso, outros preferem usar o dinheiro do aluguel para entrar com um financiamento para a casa ou apartamento próprio. Mas, o que será que vale mais a pena: comprar ou alugar?

Vamos conferir!

Comprar um imóvel financiado

A opção favorita de boa parte das pessoas é adquirir um imóvel por meio de financiamento. Até porque, um apartamento de 70 metros quadrados em São Paulo pode custar, por exemplo, 350 mil reais. E convenhamos: É muito raro alguém ter esse dinheiro à vista para realizar este tipo de investimento.

Sendo assim, o financiamento se torna a alternativa mais válida. Porém, com parcelas que mudam de valor frequentemente e em um prazo de até 35 anos para ser quitado, a realidade é a seguinte:

  • Enquanto o imóvel não for pago por completo, você nada mais é do que um inquilino do banco. Afinal, se você não pagar, o banco poderá pegar o imóvel de volta, assim como um proprietário regular faz com o locatário que não paga.

Alugar um imóvel

Enquanto uns vivem com essa opção, morando ao longo da vida em um imóvel pertencente a outra pessoa, outros acreditam que morar de aluguel nada mais é do que dinheiro jogado fora, já que se trata de uma despesa mensal que não tem volta e de quebra, não poderá ser modificado da forma que o morador quiser, já que ele não é o dono daquele espaço.

Porém, se colocado no papel, o dinheiro que você utilizaria para realizar um financiamento cheio de juros no banco, pode ser revertido em um aluguel e de quebra, em uma aplicação para futuramente, adquirir a sua casa própria. Pareceu estranho? Pois então veja bem:
Se você pretende pagar 3 mil mensais em um financiamento, você pode substituir essa ideia e alugar um imóvel de até 1.800 reais e poupar os 1.200 restantes, por exemplo.

Em 15 anos, você conseguiria adquirir à vista um apartamento de 360 mil reais utilizando apenas o dinheiro que você poupou.

E se você acha que 15 anos é muito tempo, lembre-se que os financiamentos costumam durar até 30 anos, com parcelas inconstantes que podem te pegar de surpresa em algum mês que você estiver mais apertado ou até mesmo caso você fique desempregado neste meio tempo.
Ou seja, depois de entender um pouco melhor quanto dinheiro vai embora entre os juros do banco, vale ou não vale mais a pena poupar o seu dinheiro e fazer uma compra à vista, enquanto mora de aluguel neste meio tempo?

E aí? Qual é a sua opinião: comprar ou alugar uma casinha? Comente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *